Este Posto de Transformação (PT) em Almancil foi um projecto multifacetado que celebra a identidade, a história e a cultura da freguesia através de uma homenagem tripla. Todas as pinturas laterais e a frente do PT estão emolduradas a preto, destacando o contraste de cada cena.
Frente do PT: O Tributo à Alfarroba (Agricultura)
A pintura da frente foca-se em dois elementos muito queridos da região: a alfarroba e a tradição de uma algarvia a moer o fruto. Para situar a obra na história local, incluí uma carroça antiga, puxada a mula, carregada de sacas de alfarrobas. Em grande plano, destaquei as folhas da alfarroba em tamanho macro. Este é um tributo visual que celebra a agricultura e a identidade de Almancil.
Lateral (I): Chaminé e Andorinhas (Tradição e Natureza)
Uma das laterais celebra a tradição e a natureza local. O tema escolhido foca-se na chaminé centenária que existe na freguesia e nas andorinhas, aves tão características e simbólicas do Algarve. Utilizei a técnica de stencil e spray sobre um fundo todo azul para dar um contraste nítido à chaminé imponente e às andorinhas a voar ao seu redor.
Lateral (II): Homenagem a S. Lourenço (Fé e História)
A outra lateral é dedicada a uma figura central para a comunidade: o patrono de Almancil, S. Lourenço. Para prestar esta homenagem, incorporei a beleza e a tradição dos azulejos existentes na igreja com o mesmo nome. O meu objectivo foi criar uma ponte visual entre a fé, a arte e a história da freguesia, deixando um tributo duradouro a S. Lourenço no espaço público.
Quer ver a criação deste ambicioso projecto de homenagem tripla? Assista ao vídeo do making of no YouTube!










