Televisão
Esta ilustração A5 foi uma Encomenda Editorial para o livro de poemas da Câmara Municipal de Portimão. A obra é uma representação literal, mas simbólica, do título do poema de Manuel Pacheco Furtado: Tudo o que é Televisão. O foco recai sobre o objecto que dita o conteúdo e a nossa atenção.
Projecto: Livro de Poemas da Câmara Municipal de Portimão (2019)
Inspiração: Poema "Tudo o que é Televisão"
Técnica: Tinta da China (Rotring) e Aguarela
Suporte: Papel Canson 250gr
Dimensões: 14,8cm x 21cm (Tamanho A5)
Estado: Trabalho Encomendado. Não disponível para venda.
Esta obra foi criada por encomenda. No entanto, estou disponível para realizar ilustrações para livros de poesia, literatura e projectos de memória local, utilizando a técnica de Rotring e Aguarela.
Análise da Composição: O Objecto Simbólico e a Nostalgia do Analógico
O estilo para este desenho A5 é de Registo de Objecto, com grande foco no pormenor da forma. O desenho foi feito com a linha Rotring, definindo unicamente a televisão antiga dos anos 60, um ícone de outra era.
A ausência de outros elementos na composição isola o objecto, acentuando o seu papel central na mensagem do poema. A pintura é feita com laivos de aguarela cinza, o que evoca a nostalgia da televisão a preto e branco e a natureza intemporal da reflexão. A precisão do traço de Rotring permite a recriação fiel dos botões e do formato volumoso do aparelho.
Este trabalho demonstra a minha capacidade de realizar ilustrações que são, ao mesmo tempo, representações literais e comentários visuais sobre um tema.




